Viajar com o dólar alto é mais fácil do que parece
Se nos últimos anos os brasileiros estavam aproveitando a estabilidade da economia e do câmbio para viajar, o mesmo não pode ser dito em 2015, quando a crise chegou forte gerando muita instabilidade, demissões e alta na cotação do dólar (e do Euro)
As viagens para o exterior que estavam cada vez mais frequentes, agora estão mais raras por conta do alto custo envolvido.
Mas para os amantes de viagens nem tudo está perdido. Ainda é totalmente possível viajar para destinos maravilhosos com um bom preço (mesmo que não seja tão bom quanto antes).
Veja algumas dicas de como viajar com o dólar alto:
Pense em viagens nacionais
O Brasil tem destinos turísticos para todos os gostos e muitos brasileiros ainda não conhecem boa parte do país. Você pode ir para praias paradisíacas no nordeste, cidades cosmopolitas como São Paulo, paisagens fantásticas como Foz do Iguaçu e Lençóis Maranhenses, cidades de serra aconchegantes como Campos do Jordão e Gramado, fazer ecoturismo na Chapada Diamantina ou Bonito, conhecer lugares pouco explorados no Rio de Janeiro etc. São realmente muitas opções.
O preço das viagens nacionais praticamente não foram afetados pela crise. É possível encontrar ótimos valores para todas as regiões do país.
A dica é esperar o final de semana para comprar, quando as principais companhias aéreas costumam fazer promoções para diversos destinos nacionais.
Época de promoções
As companhias aéreas estão sentindo o impacto da crise e estão tentando de tudo para reverter esse cenário. Está cada vez mais fácil encontrar promoções para destinos nacionais e internacionais. Então mesmo com o dólar nas alturas, as passagens podem não sair tão caras assim.
Tente viajar na baixa temporada
A alta temporada vai de dezembro a março e julho na maioria dos destinos do mundo. São as épocas de férias escolares e períodos onde a maior parte das pessoas conseguem férias. É exatamente nesse período que os preços estão mais altos e os locais estão mais cheios.
É sempre bom pesquisar sobre cada destino e ver quais datas alternativas são mais interessantes em relação ao preço. É uma ótima forma de viajar com o dólar alto. Em muitos casos você ainda vai aproveitar mais a viagem.
Alugue por temporada
O aluguel por temporada vem crescendo e se consolidando como uma das formas de hospedagem mais baratas. Você pode alugar casas de moradores com toda a segurança em sites como o Airbnb e AlugueTemporada.
É uma ótima forma de economizar. Além disso, você ainda vai ficar mais próximo da sua família e amigos, terá mais privacidade e conforto.
Monitore os preços
Os preços das passagens variam muito de um dia para o outro, então é sempre bom monitorar os preços diariamente para conseguir pegar a cotação mais baixa.
A dica nesse caso é usar os comparadores de preços, como o Submarino Viagens.
Como essas dicas, viajar com o dólar alto não será tão difícil assim =)
Show